Preparar um bom café é uma arte, e uma diversão para os amantes da bebida. No Brasil, o expresso e o de coador são os queridinhos dos apreciadores. Mas outras técnicas que podem ser feitas em casa mesmo garantem um gostinho extra ao grão. Como hoje, quinta-feira (14), é o Dia Mundial do Café, separamos 5 maneiras de preparar café. Dá uma olhada:
FRENCH PRESS
Característica: um café mais encorpado, aromático, doce e intenso.
Como fazer: Coloque o pó no fundo da prensa francesa, acrescente água quente e misture. Deixe descansar por alguns minutos. Depois é só empurrar o êmbolo para baixo de forma delicada para o café ser filtrado e sirva em delicadas xícaras.
Quantidade ideal: 6 colheres de sopa para um litro de água
Melhor moagem: grossa
MOKA OU CAFETEIRA ITALIANA
Característica: Um café para quem gosta de uma bebida bem doce e encorpada
Como fazer: O processo de preparo é bem simples. Na parte de baixo da cafeteira, coloque água e na parte de cima o café. Daí é só levar para o fogo e esperar ferver. O próprio mecanismo da cafeteira irá fazer o processo e entregar, na parte superior, um café quentinho e saboroso.
Quantidade ideal: Tudo vai depender do tamanho da sua cafeteira, mas para seis xícaras, o ideal são 30 gramas de pó.
Melhor moagem: grossa
CHEMEX
Característica: Outro bem doce, porém, também bem ácido
Como fazer: Acrescente o pó no filtro pré-escaldado. Faça uma pré-infusão com 10% do volume total da água que irá usar, por cerca de 40 segundos. Despeje o restante da água de forma lenta e fazendo movimentos circulares com a cafeteira sem parar.
Quantidade ideal: 5 colheres de sopa para um litro de água.
Melhor moagem: média
HARIO
Característica: Tão ácido e doce quanto o chemex
Como fazer: Dois minutos e meio é tudo o que você precisa para ter um cafezinho. Na primeira etapa, coloque apenas uma pequena quantidade de água para uma pré-infusão. Depois que o corpo já estiver feito, acrescente o restante da água mexendo sem parar, em movimentos circulares.
Quantidade ideal: 5 colheres para um litro de água
Melhor moagem: média
AEROPRESS
Característica: O mais eclético de todos, prepara o café que você quiser. Por seu processo de filtragem e pressão rápida, o resultado é uma bebida menos amarga.
Como fazer: Ferva a água e deixe-a fora do fogo para cair um pouco a temperatura. Prepare o café da forma convencional que você mais gosta. Depois é só despejar a bebida no equipamento e pressionar o êmbolo para uma filtragem especial.
Quantidade ideal: 5 colheres de sopa para um litro de água.
Melhor moagem: média
VEJA ONDE ENCONTRAR OS FILTROS E EQUIPAMENTOS:
1. French Press | 2. Moka | 3. Chemex | 4. Aeropress | 5. Hario
(Fotos: reprodução)
Veja também: 7 presentes para amantes de chá e café